A Realidade Através do Espelho.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Catucando minha bliblioteca, encontrei o "Cartas a um jovem poeta", do Rilke. O livro, um presente de 2007, me saltou os olhos.

As correspondências entre o renomado Rainer Maria Rilke e o aspirante a escritor Fraz Xavier Kappus cristalizam a substância do fazer literário. Rilke se utiliza da atmosfera que envolve o fazer poético sintetizando o sentir do lado de dentro. Além de abordar os caminhos e descaminhos da produção artística, seu olhar versa sobre os elementos caros à existência humana. O livro, longe de ser um receita literária, é um passeio pelo ensimesmar-se, pelo olhar para dentro. Sangue, músculo, poeira e vento seria a tradução da obra, que alia toda concretude e efemeridade, fundametais à criação artística. Peso e leveza, a tessitura do pensar em palavras.

"As coisas estão longe de ser todas tão tangíveis e dizíveis quanto se nos pretenderia fazer crer; a maior parte dos acontecimentos é inexprimível e ocorre num espaço em que nenhuma palavra nunca pisou." RMR

Enfim, já que nem todos possuem um brilhante guru, um oráculo filatélico, ao menos o livro serve de legado, fica a dica. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário